m

Art2Eyes - Photography

  /  Sin categoría   /  Organiza o teu casamento religioso – como preparar cada momento

Se você deseja organizar um casamento religioso, mas não conhece o protocolo e os procedimentos a seguir durante a cerimônia, neste post irei explicar-lhe alguns detalhes.

 

Comece por ir à sua igreja de referencia, falar com o padre.

Aqui poderá conhecer algumas regras de etiqueta a seguir.

  1. Definir com antecedência quem vai fazer as leituras e a sua ordem.
  2. Redigir o missal de casamento, (Um pequeno livro com capa ou da cerimónia, com um cronograma que ajudará os seus convidados a compreender todos os momentos previstos na cerimónia, como leituras , orações, cânticos) pode ser redigido pelo casal ou podem também pedir ajuda ao padre que vos vai casar.

Entrada na igreja:

  1. Os convidados deverão, segundo o protocolo chegar com pelo menos 20 minutos antes da hora da cerimônia, e quando chegam os noivos já devem estar no interior da igreja.
  2. Os padrinhos dos noivos esperam no altar.
  3. A mãe da noiva entra de braço dado com o pai do noivo.
  4. O noivo  entra de seguida com a sua mãe pela esquerda, e deverá esperar a noiva em pé do lado direito do Altar, e a mãe deverá sentar-se no lugar que lhe foi reservado.
  5. Entrada do Oficial da cerimonia
  6. Entrada dos pagens, (crianças, que trazem as alianças e cestas com pétalas e abrem a passagem para a chegada da noiva).
  7. A noiva será a ùltima a entrar na igreja, acompanhada do seu pai ou padrinho escolhido. Este estará no lado direito da noiva. Entretanto, já estarão no altar o noivo e os padrinhos do casamento e os restantes membros descritos anteriormente.  Logo atrás da noiva  também podem entrar as damas de honor que podem ajudar com a cauda do vestido da noiva.
  8. Se a noiva tiver escolhido levar véu, deverá entrar na igreja com este colocado e quando chegar ao altar será o pai que levanta o veu.
  9. O noivo no altar deverá receber a sua futura esposa com o seu braço esquerdo e esta ficará colocada do lado esquerdo do noivo.
  10. A noiva poderá entregar o ramo á sua madrinha, que o poderá devolver no final da cerimónia antes de sair da igreja.
  11. Os dois noivos agora juntos, vão posicionar-se de pé em frente ao padre ou celebrante e de costas para os seus convidados.

Outros:

Existe uma ordem também dos lugares onde os noivos, padrinhos, madrinhas, testemunhas, damas de honor, familiares e convidados devem sentar-se:

  1. Os 3 primeiros bancos estão normalmente reservados para a família mais directa dos noivos.
  2. Seguem-se os amigos mais íntimos e familiares mais próximos.
  3. Os restantes convidados.

Nota: Se a Igreja não tiver lugares suficientes para todos, dar-se-a prioridade às pessoas mais idosas a estes lugares.

  • Em algumas igrejas existem uns bancos laterais também reservados para as pessoas que vão fazer as leituras ou que tem preparado algum discurso, assim como as testemunhas.

Quando termina a cerimonia, ainda dentro da igreja é o momento dos recém casados assinarem a certidão de casamento, assim como os padrinhos e testemunhos.

Se os noivos desejarem poderão realizar algumas fotografias antes da saída.

Será o momento de pedir á pessoa responsável organizar a ordem de saída.

 

Saída da Igreja:

Orden de saida:
  1. Restantes convidados
  2. Os noivos
  3. O pai da noiva com o seu braço esquerdo dado com a mãe do noivo
  4. O pai do noivo com o seu braço esquerdo dado com a mãe da noiva
  5. Os padrinhos
  6. As damas de honor

Se tiver algum encarregado de coordenar todo este protocolo tem maior probabilidade de que tudo saia na perfeição, esta pessoa poderá ser um familiar ou se tiver contratado uma wedding planner esta seguramente vai encarregar-se de manter ordem e organizaçao nestes momentos.

Os convidados estarão a espera dos noivos,  normalmente terão arroz, pétalas, folhas de oliveira, confetis ou bolas de sabão  e deixarao um caminho para que o fotógrafo do evento possa captar estes preciosos e rapidos momentos.

Este é o protocolo usado normalmente para um casamento numa igreja, se é o que gostarias fazer seguindo as tradições no para o teu casamento de sonho podes segui-las, se pelo contrário prefere realizar e organizar um casamento diferente segue o teu coração, o mais importante de tudo é que estejam felizes e desfrutem de este dia ao máximo possível!

 If you can dream it, you can do it.

Walt Disney

Documentos necessários para um casamento na igreja:

  1. Fotocópia do bilhete de identidade, passaporte ou certificado de residência de cada um dos parceiros.
  2. Fotocópia da folha do livro de família onde o vosso nome está inscrito.
  3. Certidão de batismo dos dois. Podem solicitá-las na freguesia onde foram batizados.
  4. Certificado de fé e estado. Também é solicitado no Registo Civil.
  5. Certidão de nascimento literal de cada casal. Para obtê-lo devem ir ao Registo Civil da localidade em que nasceram.O casal deve ir à igreja acompanhado de duas testemunhas adultas que devem conhecer bem os noivos, mas nao deverao ser parentes de qualquer uma das partes.

Assim poderão responder às perguntas do padre, garantindo que o casal não é casado e que se vai se casar livremente.
Algumas paróquias também podem exigir outros documentos, como o certificado ou prova de terem frequentado um curso pré-matrimonial.

Para outras situações, consultar com o responsável de vossa paróquia.

No dia do casamento, o padre irá dar-vos um certificado de casamento que terão que apresentar no Registo Civil da cidade onde se casaram.

Aí ser-vos-á entregue o respetivo livro de família.

Comments

  • Elizabeth Loren
    2021-04-19

    Nam libero tempore, cum soluta nobis est eligendi optio cumque nihil impedit quo minus id quod maxime placeat facere possimus, omnis voluptas

    • jeff alvarez
      2021-04-19

      Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et voluptates repudiandae sint

  • tamara davis
    2021-04-19

    Itaque earum rerum hic tenetur a sapiente delectus, ut aut reiciendis voluptatibus maiores alias consequatur aut perferendis

Post a Comment

Close

Procuro documentar o vosso amor e momentos importantes das vossas vidas de uma forma elegante, sensível e natural.

Instagram

@art2eyes

Podes seguir-me por aqui

helena@art2eyes.com